HISTÓRICO PESSOAL

PAULO CESAR ROCHA GOMES

INFÂNCIA

infanciaNasci no ano de 1966 em uma família de origem humilde. Naquele ano meu pai ainda não tinha um emprego firme, era jogador de futebol amador e minha mãe ainda estudando. Com isto não tinham condições financeiras de alugar uma casa para morar restando a eles morar com meus bisavós por parte de mãe. Dois anos depois nasce meu segundo irmão e meu pai já estava empregado, contudo não conseguiria criar dois filhos. Então meus pais alugaram uma pequena casa no mesmo bairro que meus bisavós e me deixaram a pedido dos meus bisavós. No ano seguinte mais um filho e assim foi chegando à totalidade de sete filhos.

infancia2Minha infância foi uma infância solitária, apesar de passar férias na casa dos meus pais. Minha vida até os 14 anos se pautou em ir a escola pela manhã, estudar a tarde inteira e a noite, das 19:00 as 21:00, brincar com os amigos do bairro. Porém não tinha com quem dividir meus sonhos e anseios infantis até pela idade e cultura dos meu bisavós. Contudo é a eles que agradeço ter chegado aonde cheguei porque todos os valores que alicerçaram meu desenvolvimento se fortaleceram e se sustentaram nos ensinamentos de vida por eles passado.

EDUCAÇÃO

educa1
educaMeus bisavós negros, pobres, descendentes de escravos e semianalfabetos me proporcionaram uma educação “de berço” sem igual. Mostraram-me o que era certo e errado, os caminhos do bem e do mal e toda base necessária à formação de um caráter inabalável, porém sem ter como me direcionar no caminho da educação formal, devido à falta de experiência escolar eles não puderam traçar minha trajetória educacional. Então uma das filhas do meu bisa, que era professora, começou a me levar para escola e aos cinco anos eu já estava na primeira serie primaria.
Aos nove anos eu ingressava no curso ginasial e aos treze anos eu ingressava no ensino do segundo grau (atual fundamental). Neste momento, aos 14 anos, decidi fazer um curso profissionalizante em Instrumentação industrial, esta decisão teve a contribuição do meu pai que sabia que a profissão de técnico que melhor remunerava nas indústrias do polo petroquímico de Camaçari era instrumentação.

 

INICIO LABORAL

Inicio_laboralAos 16 anos iniciei na vida laboral. Fui trabalhar numa loja que vendia produtos esportivos. Depois, aos 17 anos, fui trabalhar numa empresa que instalava porteiros eletrônicos. Aos 17 anos ainda fui estagiar na empresa que posteriormente iniciaria a trabalhar aos 19 anos e que ficaria por 17 anos.

Quando iniciei a minha vida laboral foi como se um novo mundo se abrisse ao meu redor. Comecei a perder minha “inocência” e a enfrentar as intemperes da vida trabalhista. A minha timidez aos poucos foi se dissipando e percebi então que para sobreviver neste novo mundo que se apresentava para mim eu precisava me tornar um “camaleão” para me adaptar a mudanças bruscas que se anunciavam a todo momento. Sem deixar que o trabalho prejudicasse a minha vida educacional eu trabalhava o dia inteiro, ia para escola à noite e fazia os “deveres de casa” antes de dormir. Dormindo as 02:00 e acordando as 06:00 todos os dias. E assim foi até me formar.

 

CRESCIMENTO

crescimentocrescimento1Aos 22 anos comprei meu primeiro apartamento financiado
e já tinha um carro. Casei-me pela primeira vez aos 28 anos, ano em que nasceu meu primogênito. Daí em diante não parei mais de estudar. Fiz faculdade, vários MBA, Especializações, cursos de línguas, 2 Mestrados e hoje estou cursando meu doutorado.
Tenho a nítida convicção que a educação é a base, a estrutura e a cobertura, metaforicamente falando, de qualquer construção de carreira de sucesso. Hoje tenho uma nova família, que iniciou-se em 2004, com uma filha que nasceu em 2009 e com minha esposa que amo muito e que fortalece minhas conquistas.

 

SEGUINDO EM FRENTE

A busca da felicidade e estabilidade é uma constante em minha vida. E sempre que necessário estarei em busca de especializações que me destaque e me ponha na “crista da onda” do negócio a que venha gerir. Já trilhei um longo caminho nestes mais de 35 anos de trabalho, mas sei que ainda tenho muito a contribuir e produzir para nosso país. Atualmente buscando formação completa em Coach (Professional Coach – Business Coach – Executive Coach – Master Coach.

Meu nome é Paulo Gomes.

seguindo